Fernando Achiamé

Fernando Antônio de Moraes Achiamé nasceu em Colatina, interior do Espírito Santo, em 1950. Arquivista, historiador, pesquisador-associado do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo – NEPLES/UFES e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.

Dirigiu o Arquivo Público Estadual de 1975 a 1983. Entre 1982 e 1987 foi membro do Conselho Estadual de Cultura. Professor, atuou na cadeira de História da Arquitetura na UFES de 1982 a 1997.

É pós-graduado em Arquivologia e mestre em História Social das Relações Políticas, pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Editou diversas obras sobre História do Espírito Santo, publicou artigos e poesias esparsas em periódicos de Vitória. Autor do Guia preliminar do Arquivo Publico Estadual, Catálogo dos bens culturais tombados no Estado do Espírito Santo (em co-autoria) e dos livros de poemas A obra incerta e Livro novíssimo. O livro Memórias do passado, do padre Francisco Antunes de Siqueira, uma coletânea de crônicas sobre costumes do Espírito Santo em tempos passados, contou com edição de texto, estudo e notas de Fernando Achiamé.

 

Afinidades

Crônicas do Espírito Santo, de Rubem Braga

Maria Stella de Novaes e a cultura capixaba

 

Índice de perfis e entrevistas

Voltar